20 de fevereiro de 2015

As marcas de moda do Brasil com mais seguidores no Instagram

Depois de tanto tempo sem escrever no blog, resolvi voltar fazendo um post bem legal, com estudo e tudo mais!

Há tempos que o Instagram ganhou o espaço de rede social da moda. Com mais de 300 milhões de usuários ativos (fonte: Digital Marketing Ramblings) e um apelo visual que tem tudo a ver com o mundo da moda, cada vez mais as marcas têm investido em construir e manter um canal interessante nesta rede social.

Um recente estudo feito pela L2 Intelligence Commerce mostra que o Instagram consegue um engajamento 25% maior que as outras redes sociais, colocando a rede como um dos canais mais atrativos no Marketing digital. Os dois vídeos super interessantes que vi no site dão uma noção bem legal da relevância do Instagram nos dias de hoje:

Este primeiro vídeo fala sobre a importância das redes sociais para o engajamento do consumidor digital. Primeiro, ele explica que não há uma relação direta entre as redes sociais e compras nos sites (para as pessoas mais apressadinhas, que buscam o caminho mais rápido e fácil para julgar os canais) e explica que as empresas devem se atentar a estatísticas que mostram o engajamento das pessoas (acessando o site, visualizando os produtos, interagindo nos canais da marca) como algo muito mais relevante para os gestores de Marketing.



Já o segundo vídeo fala especificamente do Instagram como a mais poderosa ferramenta de comunicação e vendas no momento:



Adorei a qualidade dos vídeos e achei as informações riquíssimas, mesmo sendo parte do pouco conteúdo aberto que eles disponibilizam sobre os estudos. Imagina o resto do relatório?! Fiquei curiosíssimo!

Especificamente para a moda, o Instagram é ótimo não só porque lida exclusivamente com imagens mas exatamente pelo engajamento que gera nas pessoas. Criar posts que levem às páginas onde os looks podem ser comprados é o must de qualquer ação de Marketing e geram retorno direto sobre o investimento realizado.

Isto favoreceu muito o mercado das blogueiras que, ao postar fotos de produtos para os seus seguidores, geram uma onda de consumo direto para as lojas eletrônicas ou físicas. A estratégia tem dado muito certo, especialmente no Brasil, onde este tipo de divulgação tem crescido muito. Algumas blogueiras postam somente produtos que compram e aprovam, outras os produtos que ganham e algumas até cobram para publicar os posts (uma espécie de publieditorial no mundo dos blogs e redes sociais). Depende da blogueira e da relação dela com os seus seguidores, mas o fato é que este é um tipo de ação que tem ganhado muito destaque nos últimos anos.

Curioso sobre o tema, pesquisei sobre as principais marcas de moda que investem nos seus canais no Instagram mas não achei nada muito específico então decidi colocar a mão na massa e montar uma lista com as principais marcas de moda brasileira no Instagram.

Deu um trabalhão sair olhando conta por conta mas, no final, fiquei bem surpreso com o resultado. Primeiro, defini alguns critérios para fazer o levantamento: entrei no site de alguns shoppings de SP e do RJ (Iguatemi, Eldorado, Center Norte, Barra e Village Mall) e nos sites Dafiti, Netshoes e OQVestir e listei todas as lojas e marcas que comercializam produtos por lá. Em seguida, olhei a conta oficial do Instagram de todas as marcas. Para as marcas internacionais, busquei pelo canal brasileiro (como Prada, Nike, Adidas) e fui listando as marcas com mais de 100 mil seguidores.

Para a minha surpresa, cheguei a uma lista com apenas 36 marcas (considerando beleza, sapatos e tudo mais!). Nomes como Ellus (87 mil), H Stern (56 mil), Forum (54 mil) e Natura (8 mil) ficaram fora desta lista, o que mostra que, embora já tenha crescido muito como um canal de divulgação, há espaço para muito mais nos próximos anos.

A marca com maior número de seguidores no Instagram é a Schutz (1,1 milhão), seguida pela irmã Arezzo (824 mil) e a concorrente Melissa (679 mil). Foi uma surpresa também perceber que as marcas de sapatos aparecem com mais destaque na lista, sendo responsável por 5 das 10 marcas com mais seguidores no Instagram. Renner e Riachuelo brigam lado a lado com 532 mil seguidores x 501 mil seguidores (respectivamente) como representantes do varejo brasileiro. E a John John é a marca de moda com mais seguidores, com 471 mil seguidores, na oitava posição do ranking, seguida de perto pela Colcci com 415 mil seguidores em décimo lugar.

Abaixo divulgo a lista completa das 36 marcas que passaram a barreira dos 100 mil seguidores:


#
Marca
Conta
Seguidores (mil)
1
Schutz
Schutzoficial
1100
2
Arezzo
Arezzo
824
3
Melissa
Melissaoficial
679
4
Renner
Lojasrenner
532
5
Riachuelo
Lojasriachuelo
501
6
Santa Lolla
santa_lolla
498
7
Carmen Steffens
Carmensteffens
490
8
John John
JohnJohndenim
471
9
C&A
Cea_brasil
436
10
Colcci
Colccioficial
415
11
Lança Perfume
lancaperfume
384
12
Vivara
Vivaraonline
350
13
O Boticario
Oboticario
350
14
BoBo
Bobonews
343
15
Farm
Adorofarm
338
16
Le Lis Blanc
lelisblanc
299
17
Quem Disse Berenice
quemdisseberenice
294
18
Animale
Animalebrasil
288
19
Natura
Maquiagemnatura
234
20
Agua de Coco
Aguadecocobr
217
21
Mr Cat
Mrcatoficial
172
22
Cia Maritima
Ciamaritimaoficial
164
23
Daslu
dasluoficial
156
24
Planet Girls
Planetgirlsoficial
155
25
New Era
newerabrasil
151
26
Morena Rosa
Morenarosaoficial
147
27
Chilli Beans
Chillibeansoficial
143
28
Rosa Cha
rosacha
134
29
Osklen
Osklen
131
30
My Shoes
myshoesoficial
128
31
Mixed
Mixed_brazil
120
32
Bobstore
Bobstore
115
33
Dumond
dumondoficial
111
34
La Rouge
LaRougeBelle
109
35
Adidas
adidasbrasil
104
36
Converse
Converse_br
100



Informações super interessantes, né?! Para um próximo post, vou pesquisar sobre as hashtags e estratégias das marcas para tentar contar algumas histórias novas aqui no blog. Curti ;)

Um comentário: