9 de abril de 2014

Vídeos e ações de Marketing na web que valem a pena

Faz um tempinho que não falo de vídeos e ações legais que achei pela internet. Mas vi algumas coisas que curti bastante e resolvi reunir para compartilhar aqui.

A primeira é o vídeo que a VW fez para a despedida da Kombi. Ele está bombando na internet (já está com quase 2 milhões de views no You Tube) mas não tem como um profissional de Marketing não comentar sobre o vídeo. Que ação maravilhosa!

Fiquei tocado com o cuidado que a Volkswagen teve em fazer um vídeo tão especial para TIRAR um produto do mercado. Toda a história levantada, as pessoas especiais relacionadas ao produto, a ideia super criativa de deixar um testamento e pensar em presentes tão únicos como os que foram entregues e uma qualidade simplesmente impecável no roteiro, direção e filmagem, mostram uma empresa que sabe o valor que os seus produtos têm no mercado e na vida dos consumidores. Mil pontos para eles pela ação institucional que emociona qualquer um. Até eu, que sempre achei a Kombi meio sem-graça, fiquei com nó na garganta quando vi o comercial:




Outro vídeo que chamou a atenção foi esta abertura pra lá de polêmica dos Simpsons. Em tempos de discussões e discussões sobre os preços impressionantemente baixos das peças na Forever 21, nada melhor que a abertura dos Simpsons feita em parceria com o artista de rua Banksy para apimentar a discussão. Nela, ele mostra uma fábrica asiática com trabalhadores infantis, ratos, ursos pandas e até unicórnios, trabalham escravizados, infelizes e cansados para produzir materiais promocionais dos Simpsons. Um vídeo extremamente forte e direto que retrata a triste realidade que existem em diversos países pobres e que todos esquecemos quando compramos roupas, sem ligar para a origem das peças.

Vendo o vídeo, ficamos impressionados em saber que ele foi mesmo veiculado pela FOX americana em 10 de outubro de 2010. A repercussão foi global, com todos surpresos pela forma seca e direta como o assunto foi apresentado. Só no You Tube já são quase 15 milhões de visualizações. Ainda não viu? É só clicar no play, logo abaixo:




Agora uma coisa mais up que tem animado a minha rotina. Um desafio simples: você consegue ser feliz 100 dias seguidos? Para ajudar as pessoas a pensarem e agirem neste sentido, o site 100 Happy Days pede para você se cadastrar e passar a registrar uma foto por dia que esteja relacionada a sua felicidade.

Basta fotografar e compartilhar pelo Twitter, Facebook ou Instagram. E eles deixam claro: não se trata de um concurso. É um desafio pessoal. O objetivo principal é fazer as pessoas refletirem sobre o que fazem elas felizes no dia a dia. Além disto, para os mais reservados, há a possibilidade de não compartilhar nada. As fotos podem ser enviadas por email ou para o site e só serão visíveis para a própria pessoa. O principal é criar um meio de acompanhar se as fotos estão sendo mesmo registradas.



O site está disponível em várias línguas e acompanhar o que faz as pessoas felizes é fácil, principalmente pelo Instagram. Basta ver as fotos publicadas com o hashtag #100happydays. Eles sugerem (e é bom mesmo) que você também crie a sua própria hashtag para poder acompanhar as suas próprias fotos nas suas redes sociais. Assim, por exemplo, eu criei a #100daysfabiosandes para ver o que fui publicando ao longo do tempo. Já estou no dia 21 e posso dizer que é um processo bem rico e interessante. Vale a pena experimentar :)







Nenhum comentário:

Postar um comentário