21 de maio de 2013

Levi´s e 501, 140 anos vibrantes no mundo da moda

Hoje vi um vídeo muito legal da Levi´s, mostrando a "história" da 501. Nele podemos ver claramente a relação muito próxima que o jeans teve e tem com o mundo do jovens. E como ele esteve presente em todos os eventos importantes do século XX.

O legal é que eles conseguiram mostrar isto de forma rápida e intensa. E esta é uma qualidade louvável da Levi´s: valorizar a história, a usa experiência mas sem parecer velha e datada. E é fato para a história da marca. Ela sempre encontra uma maneira de se renovar, como se nunca envelhecesse, um enorme desafio para quem trabalha num mundo como o da moda onde o efêmero tem tanto peso e onde, como diz Heidi Klum na sua célebra frase: "one day you´re in, the other day you´re out" (algo como "um dia você é moda, no outro está por fora").



Animado com o vídeo, fiquei navegando no You Tube e achei um programa muito legal que a própria Levi´s fez. Com um formato de documentário, o vídeo mostra a marca como um dos ícones mais importantes da moda e, ao mesmo tempo, fala da importância do jeans no mundo. O vídeo é muito interessante e tem que ser visto por todos que amam e trabalham com jeans (infelizmente ele não tem legenda ou versão em português - pelo menos eu não encontrei). Ele foi dividido em 5 partes por causa da extensão mas ao todo dá menos de 1 hora de filme. Dá para ver tranquilo e com calma. Fora que é bem interessante, então o tempo passa rapidinho.

Além de contar com detalhes a história do jeans e da Levi´s, apresenta a relação do jeans com os jovens de cada época (mineradores, cowboys, rockabillies, hippies, punks e afins) e fala sobre a valorização do jeans autêntico como peça de arte, chegando até a explicar como especialistas avaliam e descobrem a idade das peças. É como se fosse a versão integral do vídeo da 501.

Vou falar só da primeira parte para que se possa ter uma ideia de como este material é interessante. Ele começa explicando a história de como tudo começou. Para quem não sabe, um resumo rápido: na época da explosão da mineração nos EUA, Jacob Davis precisava de calças resistentes. Ele observou o cobertor que usavam para cuidar dos cavalos e viu que eles tinham rebites de metal para serem mais resistentes. Ele, então, resolveu tentar aplicar estes rebites nas calças para aumentar a resistência e pediu ao Levi Strauss, um conhecido seu que vendia tecidos, o tecido mais resistente que tinha. Aplicou os rebites e deu super certo. Ele quis registrar a invenção mas não tinha 68 dólares para oficializar o registro. Ele falou com o mesmo Levi Strauss para pagar o registro em troca de uma sociedade entre eles. Daí saiu a empresa que daria origem ao jeans no mercado mundial. Todos começaram a comprar as calças para o trabalho e sempre a chamavam de "those pants of Levi´s" (aquelas calças do Levi) e assim surgiu o nome da empresa: Levi´s.



Grande parte do começo da história do jeans e da Levi´s foi destruída num grande terremoto em São Francisco em 1906 quando a fábrica e o escritório da Levi´s foi completamente destruído. Aí o vídeo começa a falar do esforço da Levi´s em recuperar parte desta história, investindo na pesquisa e compra de jeans antigos.

Eles mostram o trabalho de uma especialista em jeans que fala como analisa para determinar se uma peça é realmente antiga ou não, o que é bem interessante. Ela faz uma análise detalhada dos tipos de desgastes que a peça sofreu para ver se o jeans é velho mesmo mas são pequenas coisas que levam a uma ideia mais precisa da idade da peça. No exemplo que eles mostram, o fato da calça ter apenas um bolso traseiro é um indício de que a calça é de antes de 1901, data em que a Levi´s passou a fabricar todas as calças com dois bolsos traseiros. Para ter uma ideia mais precisa ainda, ela percebeu que o rebite da calça tinha a data do registro de patente da Levi´s, o que mostra que a calça é de antes de 1890, data em que a patente perdeu a validade e a Levi´s parou de imprimir no rebite a data. Sabendo que se trata de uma calça antes de 1890 fez a calça alcançar um valor de mais de 46 mil dólares num leilão da internet onde a própria Levi´s arrebatou a peça. Loucura, não?! Vale a pena ver o documentário todo. Coloquei os links das outras partes aqui no blog para facilitar a vida de todos..

Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5

É muito legal ver como a Levi´s realmente abraça esta ideia de ser a inventora do jeans e, hoje, 140 anos depois (sim, exatamente 140 anos completos ontem, dia 20 de maio) continua presente na vida dos jovens de todo o mundo. Um exemplo incrível de Marketing e um dos maiores (senão o maior) ícones da moda mundial.

Para terminar o post, coloco um vídeo muito interessante que vi da Edwin, marca japonesa parceira da Levi´s, que mostra em detalhes como é o processo de fabricação da calça jeans hoje em dia. O vídeo é bem curtinho, não tem texto e nem precisa ter. Ele mostra imagens fase a fase de todo o processo produtivo e dá para entender bem como é o processo de confecção e lavagem do jeans. Quem não conhece, vai se assustar com todo o trabalho manual envolvido na produção das peças. Quem conhece, já sabe e valoriza isso. Vale a pena assistir ! Espero que gostem ! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário