20 de março de 2013

Burberry lança loja interativa e conecta mundo online e offline de forma inédita

Ainda hoje é difícil saber como e se realmente vale a pena investir pesado nas mídias sociais. É comum pensar que marcas com consumo diretamente ligado às massas sejam as mais interessadas em investir no mundo das redes sociais, apresentando diretamente o seu produto para os seus consumidores, travando um diálogo direto com o seu público.

No entanto, é engraçado perceber que um dos melhores exemplos de investimento em mídias sociais venha de uma marca de super luxo, restrita a um grupo pequeno e exclusivo de consumidores: a Burberry. Com ações incríveis em praticamente todas as redes sociais, a empresa tem continuamente lançado ações de Marketing que tem captado a atenção de quem estuda e pesquisa o assunto.

Foto de campanha da Burberry


Logo de cara, percebemos que a intenção da Burberry não é vender produtos ou ter um tête-a-tête com os seus consumidores pelas redes sociais. A intenção é outra. É tornar a marca cada vez mais falada e desejada na sociedade. Para isto, lança continuamente ações para provocar o desejo e chamar a atenção de todos os consumidores para os seus produtos e para as suas ações de Marketing, ambos impecáveis e com um alto padrão de qualidade (típico da marca).

No seu canal no You Tube a empresa apresenta diversos vídeos referentes às suas campanhas e até fez o live streaming do último desfile de sua coleção. Ao todo, a marca já passou dos 13 milhões de views no perfil da empresa, um número excelente!

Além disto, a empresa tem uma conta no Instagram que já conta com quase 800 mil seguidores. Nela, fotos de backstage em tempo real, fotos de produtos em primeira mão, imagens de celebridades com produtos da marca , ações que desperta em todos os seguidores um sentimento de admiração e desejo que tem sustentado a diferenciação da marca premium no mercado há décadas.

Foto da página da Burberry no Instagram


Por isto, é fácil perceber que hoje, mais do que a padronagem característica de xadrez, os produtos e a marca têm conquistado fãs em todo o mundo (especialmente na Ásia, onde ela investe pesado, como já comentei aqui no blog quando falei do evento incrível de lançamento que eles fizeram em Shanghai, lembra?). Mas, como não poderia ser diferente, o foco principal das ações da marca é o Facebook onde sua página conta com quase 15 milhões de pessoas conectadas.

Bom, no fim do ano passado ela lançou uma ação inovadora: uma loja totalmente conectada à internet. Um prédio antigo e muito lindo da famosa Regent Street em Londres foi totalmente remodelado para acomodar a primeira loja do tipo da marca (na verdade, acho que é a primeira loja do gênero no mundo).

Fachada incrível da loja na Regent Street em Londres

Interior da loja, com vídeos e espelhos interativos

Veja nos dois vídeos abaixo como ela funciona. Há telões e painéis visuais impactantes que mostram os vídeos feitos pela Burberry que estão sendo visualizados na internet. Espelhos interativos trazem fotos e informações de produtos da internet para os produtos físicos expostos na sua frente. Assim, se você provar um casaco, além de ver como ele ficou, você pode ver outras cores, sugestões de combinações, uma mistura inédita de mundos online e offline.. em resumo, #umaloucura! E não para por aí! Bolsas e acessórios especiais ativam vídeos que falam sobre o processo artesanal de produção, explicando para o consumidor os motivos que tornam aquele produto tão especial (e caro!).

Esta é uma introdução rápida sobre o conceito:


E este é um vídeo um pouquinho mas longo que mostra a loja em funcionamento normal. Vale a pena conferir!



Apesar de legais, as ações de interação entre online e offline da loja ainda são tímidas. Mas, sem nenhuma dúvida, a Burberry deve trazer cada vez mais novidades. E logo, afinal, ela deixou bem claro que o investimento na internet e em mídias sociais é prioritário para a empresa.

No fim, podemos concluir que é tudo uma grande lição de Branding da Burberry que cada vez mais tem se fixado como marca premium nos consumidores de todo o mundo, sobretudo nos mais jovens, hiperconectados às redes sociais. É... mesmo com os seus mais de 150 anos de idade, a Burberry tem apresentado um espírito mais jovem do que nunca!

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