26 de março de 2013

7 For All Mankind se une a James Franco para campanha 2.0

A 7 For All Mankind, uma das principais marcas de jeans premium no mundo, acabou de lançar a sua nova campanha "A Beautiful Odyssey" com foco total nas redes sociais.

A principal ação é uma votação que eles estão fazendo na sua página no Facebook para que os internautas decidam o final do vídeo conceito da coleção. O legal é que o vídeo foi concebido e dirigido pelo lindinho do James Franco que vira e mexe participa de alguma ação no mundo da moda.

Imagem da campanha


O que não é tão legal assim é que os vídeos são super curtos e as pessoas podem, basicamente, interagir em apenas quatro capítulos, ambos com cerca de 40 segundos de duração. Se esta campanha tivesse sido lançada em 2003, eu entenderia esta interatividade tão baixa, afinal, a tecnologia era bem limitada. Hoje, acho que eles poderiam ter ido muito além.

Veja o primeiro capítulo (de apenas quatro da "saga"):



Os vídeos são bonitos, com uma cara bem jeanswear. Mas parecem muito mais uma versão backstage das fotos da campanha do que um curta metragem. A história, aparentemente, é de uma noiva que, próximo do seu grande dia, encontra um ex-amante e fica na dúvida sobre com quem vai ficar. Aí as pessoas ajudam a decidir com quem ela fica. Convenhamos, uma história bem bobinha e sem graça. Sobretudo se considerarmos que a inspiração dos vídeos é a poesia de William Blake e a visão artística de Franco. De verdade, não consegui encontrar nada muito abstrato ou conceitual nos vídeos. Tudo o que vi foram imagens  lindas, características de campanhas normais de moda jeanswear.

Veja aqui o segundo capítulo. Os últimos dois devem ser lançados nas próximas semanas no próprio Facebook, com partes do roteiro sendo decidido pela maioria:



De uma forma geral, achei a ação bem sem graça, ainda mais se compararmos com campanhas de marcas
semelhantes como a Diesel com a ação onde chamaram os consumidores a enviarem pelo site da empresa vídeos com o espírito da campanha "Be Stupid" ou a Levi´s com a sua campanha incrível Waterless, uma superação de Marketing 2.0 com um toque sustentável. Já falei de ambas aqui no blog. Basta clicar nos textos sublinhados para ver os posts.

Mas nem tudo está perdido! Uma ação secundária, planejada para divulgar o Pinterest da 7 For All Mankind, acabou, na minha opinião, salvando a estratégia de lançamento da empresa. Ela consiste em um concurso onde a marca irá presentear com uma viagem para Los Angeles para o lançamento do vídeo final o internauta que montar o melhor board (quadro) no Pinterest inspirado no tema "A Beautiful Odyssey", principal inspiração da coleção.

Foto do backstage das filmagens e fotos

Para participar é simples: basta seguir a página da campanha no Pinterest, "repinar" a imagem do concurso e mais 4 imagens do quadro desta página em um painel chamado "A Beautiful Odyssey" no seu próprio Pinterest. Ah, a pessoa tem ainda que preencher um cadastro no site da marca. Depois basta ir colocando fotos que representem o amor no dia a dia para rechear o seu board. Legal, né?!

Não encontrei quais os critérios que vão usar para escolher o vencedor mas achei o exercício bem legal e interessante. E muito mais interativo que a ação no Facebook que, sinceramente, está mais para um "Você Decide" da Globo nos anos 90 que uma ação de marketing 2.0.

Ah, um detalhe estranho. Apesar da 7 For All Mankind ter loja no Brasil, não aparece nenhuma opção para selecionar quando entramos no site. Nem Brasil e nem America Latina....Selecionei North America por ser a mais próxima...

James Franco curtindo as filmagens...

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