11 de dezembro de 2012

Levi´s, como não amar?!


Eu já conhecia as coleções vintage da Levi´s e até já vi algumas peças sendo vendidas em Londres e em Tokyo, em cantos específicos nas lojas, mas nunca tinha pensado em pesquisar sobre isto na internet.

Estes dias resolvi dar uma olhada e olha que legal este site que eu descobri! Nele há toda a história da empresa e as principais transformações que o principal modelo da Levi´s - a lendária 501 - sofreu com o passar do tempo.

Para quem não conhece, a história segue um resumo do que está no site: O Levi Strauss era um imigrante alemão que foi aos EUA na época da corrida do ouro em 1853 com o intuito de vender roupas, lenços, roupa de cama, bolsas e casacos de chuva. No começo da década de 1870, ele passou a fornecer tecidos para o alfaiate o russo Jacob Davis. Uma das esposas de um minerador, cliente de Jacob, pediu ao alfaiate que fizesse uma calça muito resistente pois não aguentava mais remendar as calças do marido. O alfaiate pediu a Levi Strauss o tecido mais resistente que ele tinha e incluiu rebites de metal para reforçar as costuras dos bolsos.

Fotos antigas da Levi´s

Fotos antigas da Levi´s


Em pouco tempo, as calças ficaram famosas na região. Jacob Davis percebeu que tinha um bom produto nas mãos e recorreu a Levi Strauss - que na época já era um comerciante muito bem sucedido - para se tornar o seu parceiro e lançar o produto no mercado. Em 1873 eles receberam a patente americana sobre o produto chamado simplesmente de blue jeans. As primeiras calças eram feitas com um tecido de denim azul 9 oz importado de Manchester, na Inglaterra.

Desenho fofo dos modelos antigos, disponíveis no site


A primeira fábrica da Levi´s foi em São Francisco (onde é até hoje a matriz da empresa) e passou a ser vendida em todo o oeste americano. Em 1890 a patente da calça expirou e a concorrência começou a surgir. Além da calça jeans, a Levi´s passou a produzir todo tipo de roupa mas o principal produto foi - e continua sendo - a calça jeans.

Os modelos de calças foram surgindo com o tempo, mas a empresa fez pouquíssimas alterações na clássica 501. As alterações foram tão poucas que estão no site TODOS os modelos diferentes de 501 produzidos pela empresa. As fotos a seguir apresentam em detalhes os modelos de 1890 (o original), de 1944 com alterações necessárias devido às restrições de consumo resultantes da II Guerra Mundial e de 1966, a mais recente.

Detalhes da 501 de 1890

Detalhes da 501 de 1944, época da II Guerra Mundial

Detalhes da 501 de 1966, a mais recente.

É legal perceber que a história da Levi´s é praticamente a história do jeanswear. Se analisarmos o material de Marketing da empresa, vemos que é possível captar informações importantes e interessantíssimas sobre a história do comportamento do consumo de moda em todo o mundo. E, por isto, toda iniciativa da Levi´s para preservar e divulgar a sua história é algo sempre legal e encantador!

Se pesquisarmos os comerciais que estão disponíveis no You Tube, vemos que é possível ver o espírito da época em que foram feitos na linguagem e formato do comercial. O comercial abaixo mostra bem o espírtio dos anos 70, bem hippie e viajante:



E o visual totalmente 80 do comercial abaixo,veiculado em 1985?!




Este aqui usa um desenho fofo (em moda na época por causa do Roger Rabbit) para mostrar a ousadia da Levi´s de uma forma diferente:




Todos eles (e dezenas de outros mais disponíveis no You Tube) mostram um pouco o espírito da época em que foram feitos. Mas o melhor comercial até hoje (na minha opinião) foi o que mostra o jeans em todas as décadas:




Fantástico, não?! É por isto que eu digo: não tem como não amar a Levi´s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário