24 de outubro de 2012

Prada patrocina museu de 24 horas em Paris

A Prada sempre tem ações bem legais e ligadas ao mundo da arte e, por isto, sempre dou uma olhadinha no site deles para ver o que tem de novidade. Há algum tempo eu até falei sobre o filme que eles produziram com o Polanski aqui no blog.

Hoje vi que eles fizeram uma ação bem inusitada no começo deste ano. Eles patrocinaram uma exposição do artista plástico italiano Francesco Vezzoli, com um conceito definido em parceria com a AMO, um think tank com forte experiência em design e arquitetura (think tanks são organizações que pesquisam e difundem ideias, conceitos e tendências).

Anna Wintour chique no evento 


A exposição ocorreu no Palais d´Iena em Paris e durou somente 24 horas. O evento contou com uma série de eventos paralelos como um jantar de gala seguido por uma festa, ambos somente para convidados. O público teve acesso gratuito ao museu em horários pré-definidos e o evento encerrou com uma vernissage. É engraçado ver toda a estrutura que eles montaram para um evento de apenas um dia. É, os franceses estão acostumados mesmo a ações grandiosas. Lembra do post sobre o desfile com um milhão de flores da Dior?!

Festa museum24h


Vezzoli aproveitou o espaço do museu 24 horas para fazer um tributo à magia da feminilidade pela releitura de esculturas clássicas a partir de referências às divas contemporâneas. Com um que de pop art, ele inclui cores e fotos às esculturas, resultando em peças bem irreverentes e interessantes.

Exemplo de obras de Vezzoli, expostas no Museu 24h


Para se tornar mais amplo o alcance da ação, a Prada e a AMO investiram na internet e nas redes sociais. O site da iniciativa abre com um vídeo com flashes do evento de gala (que foi chiquérrimo, com várias personalidades da moda e da arte, como o próprio Polanski e Anna Wintour), fotos, um livro para download e informações completas sobre o evento. Ah, um detalhe chique: a DJ da festa no evento foi a Kate Moss!

Kate Moss curtindo a festinha

Mas o legal do site percebi só depois de um tempo. Os botões do site ficam no meio da página e em todo o resto da página aparecem fotos de pessoas enquadradas num estilo vintage e que se movem de forma linear. Depois descobri que estas fotos vêm de um aplicativo que eles fizeram no Facebook onde as pessoas escolhem uma foto do Facebook ou enviam uma foto qualquer e eles fazem uma imagem com o conceito trabalhado pelo artista: primeiro envelhecem a foto ao tirarem a cor, depois você deve escolher uma moldura vintage e, por fim, um toque que é um charme. Você deve escolher o local onde colocará uma espécie de lágrima colorida que faz parte de um dos trabalhos mais conhecidos do artista. E voilá! A foto está pronta para ser divulgada no Facebook e, depois de um tempo, migra para a capa do site. Legal, né?!
Para acessar o aplicativo no Facebook, clique aqui. Veja a foto que fiz:

Minha foto, feita no aplicativo


E não é que o visual do site ficou ótimo com as fotos e achei a ideia de interação bem criativa. E quando você passa o mouse acima da foto aparece o nome da pessoa. Bem interessante!

Capa do site do Museum 24h

O resto não saiu do normal. Fizeram uma apresentação do evento ao vivo pela internet e divulgaram todas as novidades pelo Facebook.  O que vale mesmo é a ideia de usar as fotos das pessoas como parte do layout no site e a iniciativa da Prada de patrocinar o mundo da arte desta forma. Chique!

As fotos deste post foram coletadas no site museum 24.












Nenhum comentário:

Postar um comentário