17 de outubro de 2012

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas


Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog.

Interior da loja Muji



Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade.

Muji Yurakucho

Muji Ginza


Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design bem clean, como tudo que fazem. Lá você não encontra peças com cortes e cores da última moda. Mas sim opções de peças básicas com um design interessante e um material de ótima qualidade.

Catálogo de roupas do aplicativo da MUJI

Manequim com roupas MUJI


Com 12 lojas na Inglaterra e 6 na França, franquias e pontos de venda em dezenas de outros países, a MUJI se internacionalizou. Mas é no Japão que podemos ver todo o seu poder. As lojas são imensas, têm de tudo. Em Yurakucho eles têm uma loja completa e que conta, inclusive, com um restaurante delicioso onde você pode se deliciar com comidas que você não sabe o nome mas que são ótimas. E tudo a um preço muito bom! Um almoço completo sai por cerca de R$ 18.

Comidinhas vendidas na loja

Exposição de peças Muji "Labo" na loja de Yurakucho


O lado inovador da MUJI não para por aí: este ano resolveram mostrar para os japoneses que é possível viver com praticamente TUDO fornecido pela empresa. Eles lançaram um concurso onde o vencedor ganhará como prêmio uma moradia em Tóquio por 2 anos numa casa construída pela MUJI e onde tudo que tem dentro da casa é produzido e comercializado pela empresa. As inscrições acabaram em junho e eles devem anunciar em breve quem será o sortudo que vai morar com qualidade e de graça por 2 anos. As inscrições foram feitas pelas redes sociais Facebook e Twitter. O vídeo abaixo apresenta imagens de como é a casa. E informações sobre o concurso. (Como é somente para japoneses, tudo está em japonês...sorry! Mas dá para ver as imagens da casa).



Agora uma das coisas mais legais que tem na MUJI é toda a parte de papelaria e casa. Dá para ficar horas e dá vontade de comprar simplesmente tudo porque os japoneses são incríveis em design. E até difícil de imaginar que possa existir uma loja com mais opções que a MUJI. Mas no quesito papelaria tem sim: a Itoya.

Loja ItoYa em Ginza

Interior da loja ItoYa


Com lojas gigantescas e lindas, o foco da Itoya é papelaria. Em Ginza, eles têm uma loja com 10 andares de papelaria. Um andar só para lápis de cor e canetas. Outro só para cadernos. Outro para papéis. E assim vai. É de enlouquecer! Sem exageros, é fácil passar um dia inteiro olhando a variedade impressionante de produtos da loja. E há diversas outras espalhadas pela cidade. As imagens abaixo mostram um pouco como é a loja. Viciante! Ponto obrigatório para quem quer conhecer as lojas de Tóquio!







Incrível, não?!

Um comentário:

  1. Que legal Fa! Adoro a Muji!! (tem em Xangai). Minha proxima aquisicao sera o travesseiro de pescoço para viagem (finalmente fizeram um com um design bem bacana e diferente dos "C"). Agora, eu iria pirar total nessa Ito-Ya, colirio colorido para os olhos!!! (fala serio 10 andares de pura papelaria!!!! Que sonho!!!)

    ResponderExcluir