7 de agosto de 2012

Exemplo de ótimas ações e campanhas de Marketing no Facebook

Recentemente descobri o site Co.Create, especializado em análise de campanhas, criações e design, e, navegando pelo site, encontrei um post bem legal que eles fizeram na época do IPO do Facebook, listando as 5 melhores campanhas feitas pelas empresas no site. Algumas eu já conhecia mas achei interessante comentá-las aqui no blog.

A primeira é a de um joguinho no Facebook, lançado em 2007. Coincidência ou não, entrei no Facebook para ver como é o aplicativo e vi que ele será descontinuado, nesta segunda, dia 10 de agosto, 5 anos depois de ter sido criado. O jogo foi criado para divulgar um programa do canal "A&E - Arts & Entertainment" que fala sobre estacionar. Para divulgar o novo programa a empresa resolveu criar um joguinho no Facebook onde as pessoas possuem ruas e carros e, para estacionar os seus carros, precisam de permissão dos amigos donos da rua (o Cebolinha ia ficar louco com este jogo..rsrs). Se alguém para na sua rua e você não deu permissão, você pode multar e até destruir o carro invasor.

O jogo foi um sucesso imediato, chegando a ter 1,5 milhão de usuários jogando no pico da divulgação do jogo. Como todo jogo, saiu de moda e foi perdendo os usuários, mas foi uma ideia bem legal e que difundiu o programa por toda a rede. Um grande feito, sobretudo se considerarmos que foi em 2007! Abaixo, o vídeo explicativo do game:



Outra campanha destacada pelo site foi a Museum of Me da Intel que é um aplicativo que monta um museu com os seus dados do Facebook. A iniciativa foi incrível e o resultado final é muito legal: um vídeo com as fotos dos seus amigos, as coisas que você gosta, e tudo mais, como se fizessem parte de uma exposição em um museu. Incrível! O vídeo abaixo mostra como funciona. Para montar o seu museu, clique aqui. É bem legal, você vai gostar!



Eles também mencionaram um vídeo que foi feito pela produtora de vídeos TOOL que chocou as pessoas e chamou bastante a atenção de todos. Para mostrar a fragilidade de termos nossos dados expostos nas redes sociais - e para deixar as pessoas neuróticas sobre o assunto mais preocupadas ainda - eles fizeram um vídeo de um homem com cara de maníaco observando as informações do perfil de uma menina e surtando. Em seguida, ele vê onde ela está e sai atrás dela. O vídeo acaba por aí. Beeeem creepy!! E dá um medinho mesmo de deixar suas informações tão abertas assim.. ai, ai. A produtora tem uns vídeos bem legais no site deles. Para acessar, clique aqui.



Agora uma iniciativa que gerou bastante polêmica na época e foi até banida pelo próprio Facebook foi a do Burger King. Sabendo que as pessoas "acumulam" amigos nas redes sociais sem conhecer direito as pessoas, o aplicativo propôs o seguinte desafio: você se cadastra e, para cada 10 amigos que você eliminar da sua lista de amigos, você ganha um sanduíche Whopper (o Big Mc do Mc Donald´s). A promoção fez tanto sucesso e se espalhou tão rapidamente pelo Facebook que gerou uma reação imediata do site que forçou o Burger King a tirar a promoção do ar. Eles ainda conseguiram sair com uma frase irônica dizendo "nós sabíamos que você gostava mais dos nossos hamburguers do que dos seus amigos". O vídeo abaixo apresenta um resumo de como foi a campanha. Meio do mal mas uma estratégia inteligente que funcionou super bem.




Agora a campanha da IKEA foi bem inteligente. Ela usou as próprias funcionalidades do Facebook para divulgar a loja da IKEA com uma promoção simples e bem criativa. Eles criaram um perfil no Facebook e fizeram upload de fotos de showroom da IKEA. A primeira pessoa que marcasse um dos produtos da foto ganhava o produto. Isto causou um rebuliço a cada foto colocada e todos saíam tageando (eu sei que não é verbo em português mas, ainda assim, soa melhor que "marcando") os produtos loucos para serem os primeiros. O legal é que quando isto é feito no Facebook, todos os amigos da pessoa que se marcou na foto recebem uma atualização mostrando isto e a promoção da IKEA (vinculada com a notícia da abertura da loja) espalhou rapidamente pela rede. Super criativo!



Além destas campanhas apresentadas pelo Co.Create acho importante destacar a campanha da Nespresso da qual já tinha falado aqui no blog. O aplicativo é bem legal e faz você se sentir uma estrela. E, é claro, não poderia deixar de citar a campanha da Levi´s com o aplicativo WaterLess que aproveitava todos os recursos do Facebook e, ainda por cima, tinha ações paralelas no mundo offline (ou mundo físico/real) supercoerentes. Para saber mais, clique aqui.

O legal é ver como as empresas estão encontrando formas criativas de se comunicar com os clientes pelas redes sociais. Acredito que teremos muitas novidades, sobretudo em aplicativos e sites como Instagram, Tumblr e Pinterest que têm se popularizado muito nestes últimos anos. Let´s wait and see!


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