8 de agosto de 2012

Patrocinadores oficiais das Olimpíadas também usam as redes sociais

Complementando o post anterior, vou comentar uma campanha bem legal que o Mc Donald´s lançou no Facebook. Aproveitando o status de patrocinador oficial dos jogos, o Mc lançou um aplicativo onde as pessoas podem enviar fotos mostrando como estão participando das olimpíadas.

O Mc contratou a mesma agência da Nike, a Leo Burnett, que usou o mesmo espírito da campanha da Nike para o Mc, com foco no público geral e em como os jogos afetam o dia a dia das pessoas normais. Com o lema "We All Make The Games" a campanha foca em como todos que assistem aos jogos participam e tornam os jogos realmente especiais. Tem um componente emotivo forte, assim como a  "Find Your Grateness" da Nike que comentei há alguns dias aqui no blog. Não sei se a similaridade foi intencional ou não (acredito que não) mas como as duas campanhas foram muito bem elaboradas, não vejo problemas maiores nisto.

Cara do aplicativo do Mc Donald´s no Facebook


Para demonstrar este espírito, a agência elegeu as redes sociais para aproximar os clientes da campanha, proporcionando uma maior aproximação dos clientes com a empresa. Foi criado um aplicativo no Facebook onde, depois de você "curtir", o aplicativo analisa o seu perfil e a quantidade de pessoas conectadas e define que tipo de torcedor você é. Eu sou um Team Player (seja lá o que isto significa). Anyway, em seguida, você pode enviar fotos demonstrando como está torcendo nos jogos. Para ver a página, clique aqui.

"Fanalyser' do McDonald´s - define o torcedor que você é pela sua rede pessoal


Para facilitar o envio das fotos, todos os dias o Mc coloca um tema diferente na página para você montar a foto. Você pode, inclusive, usar o Instagram para enviar as fotos. Eles selecionam as mais legais e montam anúncios eletrônicos no Facebook. Os que eles consideram melhores são publicados nos jornais, revistas e outdoors de Londres. As pessoas podem, então, aparecer "do nada" em anúncios por toda a cidade, o que é bem legal!

O vídeo abaixo apresenta a campanha. O vídeo mostra como as pessoas acabam participando dos jogos, classificando as pessoas pelos diferentes tipos de coisas que fazem quando assistem ou esperam os jogos: os torcedores, os blogueiros, os que vêm de longe, os que moram perto, os que só espiam, e assim por diante. Veja os dois comerciais fofinhos que eles prepararam para divulgar a campanha:






A campanha foi muito bem sucedida. Conforme um estudo feito pela agência OMD (focada em redes sociais, do grupo Omnicommedia Group), o Mc conseguiu 40% do buzz sobre as olimpíadas nas redes sociais e blogs nas conversas sobre as Olimpíadas.

Em segundo lugar aparece a Coca Cola com a campanha "Move to The Beat". Para os jogos, a Coca Cola contratou o produtor musical Mark Ronson para produzir uma música com o som dos esportes olímpicos. Para isto Mark fez uma jornada pelo mundo e entrou em contato com diversos atletas, estudando os sons produzidos pelas atividades esportivas. Ele conseguiu montar uma música bem legalzinha e contou com a cantora hype Katy B para os vocais da música (ela não é muito conhecida por aqui, mas as suas músicas são ótimas, com um ritmo bem dançante e atual).

Capa do site "Move to The Beat"


O vídeo mostra uma apresentação da música com os atletas fazendo uma performance ao vivo dos sons que deram origem ao ritmo da música. É bem interessante:




Mas realmente não é envolvente como a campanha do Mc Donald´s e, por isto, acabou em segundo lugar mesmo na pesquisa com pouco mais de 24% do buzz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário