31 de julho de 2012

MUBI, a rede social para apaixonados por cinema

Recentemente descobri a MUBI, uma rede social criada em 2007 para amantes do cinema em todo o mundo. Com o objetivo de disponibilizar filmes e conectar espectadores, o MUBI oferece uma plataforma onde o tema central das conversas é sempre o mesmo: cinema.

Lá, os usuários montam suas listas de filmes prediletos, "favoritam" (isto é um verbo?) filmes, atores, diretores, comentam e discutem sobre as últimas novidades do cinema ou sobre os filmes clássicos hiper antigos.



O legal do Mubi é que lá tem praticamente tudo. E é possível encontrar pessoas que curtiram ou pelo menos  estão dispostos a falar dos filmes que você gosta e que ninguém - ou quase ninguém - conhece.

O site foi criado especificamente com o objetivo de criar um espaço onde os filmes pudessem ser acessados e discutidos, independente de terem sido criados para ser populares ou não. No site, a frase que vi que melhor define a iniciativa é "your little cinema. Anytime, anywhere" (seu pequeno cinema. Em qualquer tempo ou lugar).

O vídeo abaixo foi feito para divulgar para os usuários de PlayStation como acessar o canal do MUBI e ver os filmes. É bem legal porque explica bem como funciona o site (coloquei a versão do vídeo em português de Portugal):



Navegando pelo site, é possível conhecer muito mais sobre cinema. Seja por filme, ator ou diretor,encontramos informações completas e super detalhadas. Os grandes diretores, por exemplo, têm páginas completas, com lista de filmes, biografia e comentários de usuários sobre os filmes.

Dentro do site tem dois projetos muito legais: o primeiro é o Notebook, uma revista digital sobre cinema. As matérias são super bem feitas e trazem novidades de todo o mundo (literalmente) sobre cinema.

O Garage é um projeto que reúne filmes curtos e independentes de todo o mundo. Lá os criadores podem postar os filmes e se relacionar com os usuários. É possível assistir a milhares de filmes independentes que, se não fosse o site, provavelmente nunca teríamos acesso.

O site tem uma identidade visual toda alternativa e eles até fizeram um vídeo bem legalzinho com esta atmosfera para divulgar o serviço lançado na Inglaterra:



Adorei a iniciativa! Eles oferecem um serviço de video streaming para assistir aos vídeos online com alta qualidade e sem precisar baixar nada. Basta assistir. O objetivo deles é inserir um novo filme por dia mas há, ainda, um longo caminho para percorrer. De qualquer forma, é uma opção muito legal, principalmente para os chamados "filmes de arte" que dificilmente são encontrados no NetFlix. Para assistir a um filme, você paga R$ 4,99  e tem a opção de acesso limitado a R$ 12,99 por mês.

Vale a pena conhecer! Já me conectei lá. Ah, e olha que legal, você nem precisa fazer cadastro. É só logar com o Facebook! Já até criei uma lista de filmes clássicos românticos. Mas só lembrei de 5. Quem lembrar de mais, pode incluir. Para acessar o site e a lista, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário