4 de julho de 2012

Inbound Marketing, um conceito novo no mercado

O crescimento absurdo que o conteúdo disponível na internet teve nos últimos anos deu origem a um novo conceito no mercado, o de Inbound Marketing. Este novo conceito oferece às empresas a oportunidade de criar vínculos mais próximos com os seus clientes.

A ideia do Inbound Marketing é simples: criar e disponibilizar conteúdo relevante para o seu público-alvo para que ele tenha interesse em navegar no seu site e se tornar um visitante fiel (e, consequentemente, mais próximo) do seu espaço na internet.

Eu já tinha falado deste tipo de ação aqui no blog, quando citei o exemplo do site "Só Entre Garotas" da Procter & Gamble (leia a matéria clicando aqui.). Eu também apostei nisto enquanto trabalhava no Marketing da Vicunha com o lançamento do site Vipreview. Só que na época não sabia que este tipo de ação fazia parte de um conceito que tinha nome e sobrenome e que já vem sendo discutido há algum tempo na internet.

Imagem promocional do site Só Entre Amigas da Procter & Gamble





Fiquei feliz de perceber que isto é uma tendência cada vez maior. Sobretudo com o grande crescimento das redes sociais (principalmente Facebook e Twitter) onde as marcas têm procurado, cada vez mais, criar conteúdos relevantes para se relacionar com os seus clientes no mundo digital.

Imagem do site Vipreview




O desafio é saber sobre o quê escrever, falar e publicar. Para isto é preciso conhecer bem o seu público. E ter paciência para ir ajustando o conteúdo conforme as ações vão rolando. O legal é que percebi que isto é uma tendência que também está afetando o mundo real: eu sempre leio a Nylon Guys, uma revista bem legal de moda masculina, e lá a Casio tem investido em um tipo de propaganda que funciona como uma espécie de Inbound Marketing só que em um veículo impresso. Como se fosse um merchandising na televisão, a Casio G Shock apresenta os relógios como se fossem matérias da própria revista ao invés de anúncios tradicionais.




Acredito que a empresa faça isto para se aproximar do consumidor, para que ele preste mais atenção ao anúncio. E acho que eles têm sido bem sucedidos, afinal, já fazem isto há algum tempo. Além disto, o trabalho está muito bem feito e as matérias pagas aparecem de forma super harmônica na revista.




Mas fica a pergunta? Seria esta uma forma de Inbound Marketing no mundo físico? Ou merchandising impresso? Pelo ideal do conceito, acredito que esteja mais próximo do Inbound Marketing mas não é possível afirmar com certeza. Coloquei as 4 páginas do "anúncio" que a Casio fez na edição de junho 12 da Nylon Guys. Como você classificaria esta ação? Comente abaixo ;)




4 páginas de anúncio da Casio G Shock na Nylon Guys - jun 2012

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