14 de junho de 2012

Nudie Jeans lança linha especial com jeans 100% reciclado (de verdade)

A Nudie Jeans lançou uma peça com jeans 100% reciclado em sua coleção. Para mostrar o processo para o público, ela montou um vídeo bem legal que mostra como peças velhas e descartadas de jeans podem ser recicladas e virar um novo tecido.



Com o slogan super bem pensado: "Tearing it apart to get it together" (algo como separando para juntar), a Nudie Jeans - marca sueca com pouco mais de 10 anos no mercado - lançou o Post Recycle Dry, um projeto para lançar peças novas feitas com tecidos feitos a partir do reaproveitamento de peças descartadas pelas pessoas.

O vídeo mostra como é feito o processo:


As peças estão à venda em algumas lojas na Europa e na Barneys em NY. Esta iniciativa é bem legal pois olha a questão ecológica de uma maneira mais legal. É um novo jeito de produzir, de consumir. A ideia aqui não é deixar de consumir ou fazer uma calça de retalho. É realmente trabalhar com o que já existe. Destruir tudo e começar de novo. Com uma peça nova. Acho que isto é muito mais a cara da moda, afinal, todos sempre queremos coisas novas e bonitas, não é?!



A Nudie já vem trabalhando com este conceito há algum tempo. No blog deles, eles até ensinam em como deixar o seu jeans com uma cara única. Basta comprar um jeans novinho, de preferência num tom azul bem escuro e sem lavagem, bem raw mesmo. Aí você deve usar todos os dias (se possível) durante 6 meses para só depois lavar. Esta lavagem é especial. Você deve lavar com água bem quente (tipo uns 60 graus) e deve afrouxar as costuras. Desta forma, dizem eles, a calça vai ficar com a sua cara e vai contar a sua história.

Louco isto, né?! Eles dizem que se cair algum líquido na calça, você não deve molhar. Só tirar o líquido e secar. E se ficar com cheiro ruim por causa do uso, pendurar no sol até sair o cheiro. A receita toda está no blog, neste link aqui. Tem até foto de algumas pessoas que seguiram o processo por até mais tempo, como as fotos do cara abaixo. Ele diz ter feito este processo por 1 ano e meio e em todo este tempo só lavou as calças duas vezes. Vejam as fotos:





Legal, né?! Mas confesso que não sei se conseguiria fazer isto.. eu não consigo usar a mesma calça sempre.. Mas para quem quiser tentar, fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário