21 de junho de 2012

Brasil é considerado melhor país para investimentos em Varejo no mundo.

Pelo segundo ano consecutivo, a AT KEarney, consultoria americana especializada em Estratégia e Negócios, classificou o Brasil como o país mais atrativo para o mercado de varejo (tanto de roupa, como comida, cosméticos, etc.).

No relatório GRDI (Global Retail Development Index) a consultoria analisa todos os países em desenvolvimento do mundo e escolhe os 30 países com melhor potencial e menor risco. Para estes 30 países, a AT Kearney calcula um índice que demonstra a atratividade do país para o mercado de varejo.

Quatro indicadores são considerados para chegar ao índice final:
  • Risco do País: Performance econômica, risco político, indicadores de dívida do país, rating de crédito, acesso a financiamentos, violência, terrorismo e corrupção. Quanto menor o risco, maior a nota do país.
  • Atratividade do mercado: uma mescla de indicadores como venda per capita, dados populacionais, percentual da população urbana, peso da regulamentação, eficiência dos negócios e infraestrutura do país.Quanto mais atrativo for o país, maior será a nota. 
  • Saturação do mercado: Quantidade de revendedores nacionais e internacionais no mercado e relação desta quantidade com a população urbana.
  • Pressão do tempo: uma composição do crescimento anual das vendas do varejo com a relação deste crescimento em relação ao desempenho geral da economia do país. Quanto maior a nota, maior a pressão para entrar no mercado (mais oportunidades no curto prazo). 
O quadro abaixo apresenta o resultado de 2012:


Este é um estudo bem interessante e com dados relevantes para quem busca analisar o mercado de varejo mundial. O estudo é gratuito e está disponível no site da Consultoria. Para acessar, clique aqui.

Lá você encontra gráficos bem legais e completos como o exemplo abaixo, onde ele coloca todos os 30 países analisados pelo relatório de 2012 considerando duas variáveis principais: Risco do País e Potencial do Mercado. O tamanho do círculo representa o volume de vendas no varejo do país (clique sobre a figura para uma melhor visualização):


O legal é que o relatório já está na 11ª edição e eles têm um bom histórico para analisar. No texto do relatório, há uma análise bem detalhada do desempenho dos principais países. Eles até montaram uma figura que apresenta o conceito do Ciclo de Vida de produtos adaptado para o Ciclo de Vida da atratividade dos países para o Varejo. Veja que interessante (clique sobre a figura para uma melhor visualização):



Note que eles posicionaram os países em cada fase, mencionando o ano em que eles entraram em cada fase do ciclo de vida. É, o trabalho é realmente muito bem feito e, graças à internet, disponível para todos. Vale muito a pena ver o relatório e até navegar pelo site deles para ver os outros estudos que eles realizam. #ficaadica.

Ah, lá é possível baixar o relatório em versão PDF e IPad (é claro!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário