28 de março de 2012

Como fazer um vídeo viral na internet?

Quais as características que determinam o sucesso de um vídeo na internet? Tentando responder a esta pergunta, Thales Teixeira e outros pesquisadores de Harvard realizaram um estudo com consumidores, observando as alterações nas suas expressões enquanto assistiam a vídeos na internet e chegaram a algumas conclusões interessantes.

Este estudo foi publicado na última edição da Harvard Business Review e mostra os 5 principais problemas que eles identificaram nos vídeos feitos pelas empresas para divulgarem seus produtos e marcas na internet. Para cada problema identificado, eles sugerem uma solução:

Problema 1: Exposição direta da marca nos vídeos. O estudo mostrou que os espectadores reagiam negativamente à exposição direta da marca do anunciante no vídeo. E mais: quanto mais intrusiva e destacada for a logomarca no vídeo, maior a probabilidade do consumidor deixar de assistir ao vídeo. Para este caso, os autores sugerem a inclusão da logomarca de maneira rápida, constante e discreta. A ideia é colocar de uma forma que complemente o conteúdo do vídeo e que não faça parte do núcleo da história. Para facilitar a compreensão, os autores sugerem a pergunta: "as pessoas compreenderão o vídeo se eu excluir a aparição do produto ou da logo?". Se a resposta for sim, maior será a chance do consumidor assistir o vídeo até o fim. Como exemplo eles usam este comercial da Coca Cola:


Problema 2: As pessoas se cansam rapidamente. Os segundos iniciais são fundamentais.Se o vídeo não tiver algo intrigante logo no começo da história, as chances das pessoas desconectarem são grandes. A solução é criar algo inusitado nos primeiros segundos do vídeo. Por inusitado entende-se algo alegre ou inesperado. O comercial abaixo é um exemplo:




Problema 3: Os consumidores assistem o vídeo por algum tempo mas depois desconectam. Na internet, os vídeos mais estáveis e com pouca alteração no humor do vídeo, tendem a cansar o espectador. O ideal é criar grandes variações de humor, com picos de surpresa ou alegria, como no vídeo abaixo:


Problema 4: As pessoas assistem ao comercial mas não compartilham. Este é um dos maiores problemas pois se o objetivo da ação é se tornar viral, esta etapa é a mais difícil do processo. O vídeo deve ser interessante o suficiente para que o consumidor resolva compartilhá-lo com seus contatos. Em geral, o conteúdo deve ser ou fofo ou tocante. Vídeos com conteúdo negativo, que levam à sensação de revolta também são altamente compartilhados. Mas investir neste tipo de vídeo não faz parte das estratégias de Marketing das empresas. O texto indica o vídeo abaixo como exemplo:


Em um dos estudos que fiz, analisei o caso da Brastemp e vi que o único vídeo que eles fizeram para o seu canal no you Tube que foi efetivamente compartilhado pelos consumidores foi o vídeo abaixo que, por ter um conteúdo emotivo, conseguiu passar a difícil etapa de ser compartilhado pelas pessoas:


Problema 5: Poucas pessoas compartilham o vídeo que não se torna um viral. Este é o segundo maior problema pois além de ser interessante o suficiente para ser compartilhado, o vídeo deve ser compartilhado por inúmeras pessoas para se tornar viral. A solução aqui é focar as ações nas pessoas que mais compartilham. O estudo mostra que estas pessoas, em geral, são extrovertidas e egocêntricas. As pessoas egocêntricas compartilham os vídeos para demonstrarem o seu conhecimento, o seu gosto. Para identificar estas pessoas, sugere-se monitorar o Facebook e Twitter e ver quais os consumidores com muitas ações de compartilhamento e muitos seguidores. Aí o desafio é conquistar estas pessoas para advocarem a favor do seu vídeo. Para isto não tem fórmula!

Em geral, não coloco aqui no blog resumos ou transcrições de matérias que vejo em revistas e sites. Mas resolvi abrir uma exceção porque tanto o tema como a matéria são bem legais e super coerentes com o tema do blog. Mas é claro que coloquei comentários meus em diversos momentos no texto que não fazem parte da matéria.. não resisti!  ;)

3 comentários:

  1. Muito interessante essa materia ,sinaliza os cuidados que vc tem de ter ao fazer um video para que ele seja viral,dicas preciosas na reportagem.
    Parabéns pela materia Fabio,espero que poste com mais frequencia ,ficamos anciosos com suas materias ,são muito interessante as dicas
    beijos ,
    Patricia Almeida!

    ResponderExcluir
  2. você já leu " o ponto da virada" ? ... acho que não existe explicação nem receita para algo tornar-se viral..=) ...uma pena do ponto de vista de quem vive de publicidade, né?! ...ainda bem que você resolveu compartilhar essa materia.. abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, jomilee, não li não.. vou dar uma olhadinha.. que bom que gostou.. obrigado por visitar meu blog ..Abs,

      Excluir