28 de fevereiro de 2012

Rdio, uma rede social de músicas

Quando ouvi falar pela primeira vez da Rdio, achei que fosse algo comum, afinal, rádios com streaming pela internet existem aos milhares e há muito tempo.

Mas a Rdio, trazida para o Brasil pela Oi, é realmente diferente. Primeiro porque você pode escolher o que quer escutar em uma base com mais de 10 milhões de músicas disponíveis. Basta digitar o que você procura: o nome da música, o nome do artista ou pesquisar pelo gênero musical, e a música está lá. E, em tempos de redes sociais, o site funciona também como uma rede social onde você pode seguir quem quiser e ver o que eles estão ouvindo. E fazer o mesmo.


E é neste ponto que a Rdio é tão legal: ela facilita muito o processo de conhecer novos artistas e novas músicas. Algo muito valioso em um mundo onde novidades aparecem em todos os instantes e é difícil reconhecer o que vale a pena.

É triste reconhecer mas nossas referências envelhecem. E param de fazer sentido. Outro dia fiquei chocado porque minha estagiária nunca tinha ouvido falar em Pet Shop Boys. Mas ela, nos seus 20 e poucos anos, realmente não viveu num mundo onde West End Girls ou Domino Dancing tocavam em todas as rádios e lugares. Além disto, poucos são os artistas que continuam produzindo e fazendo sucesso por décadas (eu, na verdade mesmo, só me lembro da Madonna. E dos Pet Shop Boys, mas eles não são tão bem sucedidos assim, tenho que reconhecer).

Por isso, sempre achei importante conhecer novos artistas. Mas todo o processo de atualização é muito cansativo: ler blogs, revistas especializadas, comprar ou baixar músicas, algo que consome muito tempo e se torna inviável para pessoas que não trabalham diretamente com música. Então, sempre recorri aos meus amigos para conhecer novas bandas e músicas.

E é deste mesmo princípio que a Rdio parte: das recomendações dos seus amigos. Mas você não precisa fazer o chato e ficar pedindo dicas. Basta "seguir" quem quiser (não precisa ser amigo, basta estar conectado à rede) e ver o que eles estão ouvindo. Os usuários mais animados ainda criam Playlists ou promovem músicas e álbuns. Isto já facilita muito a vida.

Mas o site tem uma funcionalidade ainda mais legal. Sabe as sugestões que existem nos sites de compra na internet: quem gostou disto, gosta daquilo? Então, na Rdio isto aparece de forma muito simples: se você gosta de um artista pode pedir para o site criar uma rádio dele e, em segundos, ele traz uma playlist com 25 músicas, algumas do artista, outras de outros artistas parecidos com aquele. E aí descobrimos novos artistas. E redescobrimos velhos, afinal, pode não ser contemporâneo, mas Pet Shop Boys é muito legal.

Neste fim de semana, por exemplo, descobri a Class Actress, uma banda de música pop eletrônica que é muito legal e contemporânea. O vídeo abaixo é um clip deles que achei no You Tube:


Outra artista que conheci e gostei bastante também foi a cantora inglesa Katy B:



O site trabalha com duas opções de assinatura: R$ 8,90 por mês para acessar e ouvir as músicas nos computadores ou R$ 14,90 para poder sincronizar com seu celular e IPad, baixar a música e ouvir sem estar conectado à internet.  Se pararmos para pensar R$ 14,90 é cerca de metade do preço de um CD novo. Uma pechincha para conhecermos quantos CD´s quisermos. E tudo o que é novo fica rapidinho disponível no site. E tem bastante música brasileira disponível. Eu até ouvi a nova música da Ceu e "curti" bastante:



Entrem lá! Vale a pena! Nos próximos meses, vou me empenhar em conhecer novos artistas.. Quer acompanhar? Follow me. O meu login é fsandes@gmail.com. Boa música! Ah, tem um free trial de 1 semana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário