1 de agosto de 2011

FFI, Fashion Facebook Index

Hoje descobri que existe um índice que mede a penetração das marcas de moda no Facebook e no Twitter.. Simplesmente tudo a ver com o que escrevo neste blog.. perfeito!

O serviço de medição é feito pela Stylophane, uma agência de Marketing interativo focado em moda. No índice, eles dividem as empresas em algumas categorias como Moda  Denim, Calçados, Beleza, Revistas e Lojas.



Para cada categoria, eles criaram grupos Bronze, Prata, Ouro e Platina, uma estratégia inteligente para que seja possível analisar empresas de portes e focos de atuação distintos, afinal,  não é possível comparar uma empresa com alcance global como a Levi's com seus mais de 6 milhões de pessoas conectadas a empresas locais como a Ellus que possui pouco mais de 6 mil usuários..

Para o índice é considerada, principalmente, a quantidade de pessoas que "curtem" a página da empresa o que, no mundo real, pode ser traduzido como a quantidade de pessoas conectadas à marca e que recebem em suas páginas as atualizações feitas pela empresa no Facebook.

Na tabela publicada no site eles colocam, ainda, outros itens como quantidade de posts, comentários e "likes" mas pela quantidade de "zeros" na tabela é de se duvidar que os números estejam realmente sendo atualizados.. O que é uma pena, pois seria bem legal se estivessem funcionando... É muito importante considerar não apenas a quantidade de pessoas mas também a movimentação dos contatos e interações realizados dentro da página da empresa.

De qualquer forma, é muito interessante descobrir que existe algo tão focado e que tem sido feito há algum tempo. De tempos em tempos, o site publica notícias na seção que eles chamam de "Facebook Superstars" com os highlights do mês, mostrando, de forma resumida, quais as empresas que mais se destacaram no Facebook no momento.

Facebook Superstars
É bem interessante navegar pelo índice, sobretudo se você está procurando ações de empresas no Facebook pois para aumentar o número de fãs são necessárias algumas ações de Marketing bem sucedidas..

Lá descobri informações que nunca iria imaginar. Sabe qual o primeiro lugar em moda, por exemplo? Eu pensei que seria H&M, Nike ou Adidas.. mas não.. é a Converse com mais de 20 milhões de fãs! O mundo do denim é denominado pela Levi's com mais de 6 milhões de pessoas conectadas. Na Beleza, MAC e Dove quase empatadas em primeiro lugar. Entre os revendedores, Victoria's Secret aparece em primeiro lugar com 14 milhões e Zara em segundo com 9 milhões. Entre as revistas o primeiro lugar é logicamente da Vogue! Aqui acho que a tradição vale realmente muito..

Bem inteligente a iniciativa da Stylophana pois é uma forma de monitorar o mercado alvo e agregar valor, oferecendo informações valiosas de maneira gratuita para o mercado. Assim, além de se tornar referência no mercado, a Stylophana consegue atrair a atenção de clientes potenciais que desejam atuar no mundo das redes sociais. Uma forma interessante que a empresa encontrou para tornar este índice uma ferramenta de captação de clientes é que para ser indexado no índice você deve preencher um formulário para a empresa, automaticamente se tornando um prospect para ações futuras.

Fica a ressalva, contudo, dos demais índices que não são atualizados corretamente pela Stylophana.. Tenho estudado um índice que consiga mensurar a interação e atuação das empresas nas redes sociais mas sempre é um pouco complicado.. alguém tem alguma sugestão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário