24 de abril de 2011

Brastemp na web 2.0

Quando estava escrevendo a minha dissertação de mestrado, uma das empresas que utilizei no meu estudo exploratório foi a Brastemp.. isto porque eu vi que eles tinham um site bem moderninho e presumi que tivessem planos para agir na web 2.0 no curto prazo. Na época, fui recebido por um profissional responsável em cuidar da memória da empresa e contatos com universidades e estudantes (fiquei impressionado com isto, pois nunca tinha visto uma posição semelhante a esta em uma empresa). Ele me disse que a empresa estava com diversos projetos para a web 2.0 e que a maior parte dos investimentos em marketing da empresa estava migrando das mídias tradicionais para a internet e investimentos em eventos diversos, relacionados às áreas-chave dos produtos da empresa como arquitetura, gastronomia e moda.

Hoje, um ano depois de concluir o meu mestrado, vejo que estes planos estão mesmo sendo colocados em prática, com estratégias diversas para captar a atenção do público na internet. O primeiro passo foi criar um espaço nas redes sociais, com páginas no You Tube, no Facebook, no Twitter e no Flickr.

Site da Brastemp

O conteúdo foi centralizado no site principal da empresa que está com uma cara bem moderninha e interessante. Lá são apresentados os produtos e tem uma área de blog com textos escritos por especialistas em cada área. As informações disponíveis no site são divulgadas nos outros sites de relacionamento.

O You Tube é o site onde vejo que a Brastemp mais tem direcionado os seus esforços, criando vídeos de alta qualidade e com conteúdo diferenciado. Em um primeiro momento, eles investiram em uma espécie de novelinha que divulgava, indiretamente, a sua linha de produtos Gourmand.. Para ver o primeiro capítulo da novela, Clique aqui

Página no Twitter onde a Brastemp divulga promoções de produtos


Mas, pelo que vi, a novela não fez muito sucesso, com uma audiência média de 10 mil views por vídeo. Em seguida, eles lançaram o vídeo da campanha Desobvialize-se, uma campanha "para tirar o óbvio da sua vida". Este vídeo teve mais sucesso, com quase 80 mil views... Eu, contudo, achei o vídeo bem ruinzinho e.. óbvio! Para ver o vídeo, clique aqui

Agora eles parecem ter acertado a mão com a campanha "Uma inspiração muda tudo" com vídeos que têm um conteúdo diferente, com cara de campanha bem feita. Em um primeiro vídeo, eles fizeram uma inversão do céu, colocando centenas de pessoas com quadrados de espelho no centro de SP refletindo o céu da cidade.. este vídeo já fez mais sucesso, com quase 140 mil views.



Já o vídeo "O dia em que um sorriso parou SP" foi o grande sucesso da Brastemp na web 2.0 até o momento.. com uma ideia simples e fácil de executar, a Brastemp se juntou a 11 estações de rádio de SP e, no mesmo momento, soltou uma campanha no ar, convidando as pessoas a sorrir para as outras que estão paradas no trânsito de SP. Como a maioria das pessoas estava ouvindo o rádio no momento, a ideia deu certo, causando um momento diferente na rotina das pessoas. Este momento foi captado pela Brastemp que montou um vídeo superfofo que rapidamente se popularizou na internet:




Este vídeo já conseguiu mais de 2 milhões de views .. acho que ele conseguiu este bom resultado por ter um conteúdo original e com um lado mais emocional o que potencializa a difusão dele entre os internautas.

E a Brastemp parece estar seguindo este novo caminho. Recentemente lançaram um vídeo chamado "Juntando as Diferenças" que segue a mesma linha do vídeo do sorriso, com conteúdo original e emotivo. Neste vídeo, a empresa junta 3 grupos musicais em 3 cidades diferentes e coloca todos em uma mesma apresentação, orquestrada à distância um uma quarta cidade:



Além dos vídeos, a empresa tem investido no conteúdo especializado no seu site "Assim Uma Brastemp", contratando especialistas de cada área para escrever no blog. A cada dia, um post novo de um destes especialistas é publicado no blog.

A ideia é bem interessante mas não sei se é o formato ideal para a internet pois tem muito pouco dinamismo se compararmos com a quantidade de posts lançados sobre assuntos semelhantes em outros blogs... Acho que talvez não fosse o formato ideal.. mas é uma tentativa..e resta aguardar para ver se deu certo ou não.

De qualquer forma, é muito bom ver uma empresa brasileira investindo pesado na geração de conteúdo para a web 2.0. Eu lembro que na minha pesquisa, a pergunta que investiguei não era referente à geração de conteúdo mas sim em relação ao relacionamento direto com os consumidores pela internet, como uma forma de gerenciar o boca a boca eletrônico dos consumidores na internet. Na época, me informaram que ainda não tinham nenhum projeto específico para gerenciar este conteúdo e que isto era feito de forma informal pelo Marketing da empresa.. na página do Twitter vi que hoje a empresa tem sim respondido ao que é postado e questionado pelos internautas, o que é bem interessante. Mas acho que esta lição foi aprendida depois de um consumidor conseguir fazer bombar um vídeo supernegativo em relação à Brastemp no próprio You Tube:



O vídeo mostra um consumidor insatisfeito, revoltado com a forma como foi tratado pela empresa.. e ainda satiriza com o slogan da empresa"Não é assim uma Brastemp". O vídeo fez muito sucesso, com quase 800 mil views (na parada da Brastemp estaria em segundo lugar, atrás apenas do vídeo do sorriso) e é ainda o primeiro vídeo que aparece no You Tube quando digitamos "Brastemp".

Acho que depois disto a empresa passou a agir mais diretamente no relacionamento com o consumidor pela web 2.0 afinal a rede é sim um importante canal de expressão do consumidor que está cada vez sendo mais aproveitando este espaço para conseguir o respeito que merece.

Resposta oficial da empresa, publicada no site 


Após o caso, a empresa se posicionou oficialmente no seu site mas o estrago já estava feito.. Resta esperar para ver se todas estas ações novas da empresa na web 2.0 podem superar esta impressão negativa ...

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