8 de março de 2011

Mais de um ano sem McQueen...

Recentemente percebi que estava escrevendo bem pouco sobre moda aqui no blog então pesquisa algo sobre o assunto quando, sem querer, encontrei um post que mostrava os 10 melhores desfiles de Alexander McQueen... e pronto, encontrei sobre o que queria escrever.



Na minha opinião, ele foi o estilista que mais conectou a moda ao mundo da arte, com apresentações belíssimas e criações impressionantes. Para quem não trabalha diretamente com moda, talvez não tenha ideia da importância dele no mundo da moda mas foi algo como a morte do Michael Jackson para a música. É, importante assim. E ter encontrado este post com os melhores desfiles dele, me deu vontade de colocar aqui alguns destes vídeos para mostrar como ele realmente foi singular.

Basta olhar o vídeo abaixo para perceber a beleza do seu trabalho.




Ou ver a poesia do vídeo que ele produziu para o seu desfile com a Kate Moss e a música do filme Lista de Schindler:



Dos desfiles que eu assisti, o da coleção Verão 2004 foi o meu preferido... com uma superperformnance dos modelos com looks incríveis e toda a composição da apresentação com música, maquiagem, roupas e atitude dos modelos, é simplesmente emocionante:



E ele sempre foi famoso pelas criações ousadas e apresentações superelaboradas e artísticas, como a da coleção de inverno 2001:





Ele foi, sem dúvida, o estilista que melhor mostrou a moda como arte e não só um negócio de fazer roupas e vender, que ressaltou o valor artístico de suas criações e apresentações. Os seus desfiles não apenas inspiravam as pessoas do mundo da moda a criarem e ousarem. Elas mostravam a todos que, como qualquer outra forma de arte, a moda representa e faz parte de todo um universo de criação.

Hoje faz pouco mais de um ano que ele se foi. E, com certeza, todos sentimos sua falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário