8 de fevereiro de 2011

Way, way back

Hoje pesquisando na internet sobre um software de netnografia, descobri um site bem interessante, o WayBack.

O objetivo do site é apresentar como estavam os sites em diversos momentos no passado. Isto é bem interessante pois com todo o dinamismo da internet fica difícil lembrarmos como era e até usarmos como referências em pesquisas.

O site tem uma espécie de robô que faz fotos em alguns momentos de alguns sites. Eu peguei o Papel Pop - que é um blog que eu adoro - como exemplo para ver como funcionava o site... Primeiro, eu vi que ele traz logo no início quantas fotos ele fez do site:

Gráfico que mostra a quantidade de imagens capturadas do site pelo WayBack
No caso do Papel Pop ele fez 153 capturas desde 2006.. o gráfico mostra quantas capturas ele fez por ano. Aí tem um calendário superfofinho que mostra os dias em que ele fez a captura das telas..

Calendário que mostra como o WayBack mostra as imagens registradas


Aí é só você clicar no botão azul que ele te leva para a página que estava no ar naquele dia.. Lá dá para ver, então, como era a cara do Papel Pop em 2007:

Cara do site Papel Pop em 2007

E como era em 2009:

Cara do site Papel Pop em 2009

Se fizermos isto com sites grandes de notícias, percebemos que há muito mais capturas ( no caso do UOL vi que tinha quase 3 mil capturas) e podemos ver o que estava em destaque naquele site em diversos dias do passado. Abaixo a tela inicial do UOL em 17 de janeiro de 2008, data em que completei 30 anos..

Imagem da capa do site UOL em 17 de janeiro de 2008

Interessante né?! Acho que, com o tempo, ferramentas como esta devem aparecer mais e serem aprimoradas. Com certeza, é algo útil pois é importante termos acesso ao que já foi publicado na internet..

Nenhum comentário:

Postar um comentário