22 de fevereiro de 2011

Informações sobre Monitoramento de Redes Sociais

Hoje estava pesquisando alguns textos acadêmicos sobre redes sociais e procurando ferramentas que auxiliem no processo de análise do conteúdo gerado nas mídias sociais e acabei encontrando algumas coisas bem interessantes.



Bom, o site Social Mention eu já conhecia e venho usando há uns três meses lá na Vicunha. É um site bem fácil de usar e ele gera emails diários com as palavras que você deseja monitorar.. O probleminha dele é que você recebe as menções brutas, sem nenhuma informação de quem postou e, para ter uma análise mais aprofundada, você deve fazer todo o trabalho de busca de informação de onde a menção foi feita, analisar a relevância do site que fez o post e tudo mais.. Mas, contudo, é algo gratuito e já é um bom começo principalmente para pessoas como eu que buscam ferramentas para suporte em projetos acadêmicos.

Página da E-Life na internet


Já para as empresas, existem opções muito boas no mercado. Antes mesmo de começar o mestrado sobre o tema eu já conhecia a E-Life que é uma empresa que presta serviços totalmente focados na mídia gerada pelo consumidor na internet. Ela é a líder no mercado brasileiro e atua em vários outros países, Dentre os serviços oferecidos podem ser encontrados relatórios que não só captam as menções dos consumidores na internet mas apresentam relatórios qualitativos que consideram informações como audiência e amplitude das pessoas que postam os comentários. Para isto a empresa faz o trabalho de analisar, comentário a comentário, o possível impacto que ele pode ter para a marca.

Este trabalho é bem complexo mas é importante .. No vídeo abaixo, temos uma explicação muito interessante sobre porque as empresas devem prestar atenção ao que é dito sobre elas nas mídias sociais. Neste vídeo, a Radian 6, empresa semelhante à E-Life nos EUA, explica que com o advento das mídias sociais o poder sobre a comunicação passou da empresa para o consumidor. Com esta troca de poder, uma marca pode, inclusive, passar a ser a soma de comentários que são feitos sobre ela pelos consumidores na internet. O legal deste vídeo é que, como ele tem intuito comercial, a explicação é bem simples e direta. Vale a pena assistir pois ele apresenta alguns conceitos bem interessantes sobre o impacto dos comentários dos consumidores nas redes sociais e a importância da empresa em não apenas perceber, mas também agir sobre estes comentários. Uma pena que eu não consegui uma versão legendada do vídeo.. mas quem puder ver, com certeza vale a pena.




Encontrei, depois, mais uma empresa que presta serviços relacionados às mídias sociais na internet nos EUA, a Viral Heat. Diferentemente da E-Life e da Radian 6, ela oferece planos padronizados, com custo baixo. Eu não assinei os planos mas imagino que seja um serviço tipo o Social Mention só que um pouco melhorado, com um pouco mais de informações. Mas pelo que vi no site eles também oferecem soluções personalizadas.

O legal do site é que eles colocam alguns relatórios de temas genéricos para que as pessoas possam visualizar, mais ou menos, como seriam os relatórios personalizados com as suas marcas e produtos. Assim, por exemplo, dá para ver que marca mais comentada ontem (dia 21 de fevereiro de 2011) nas redes sociais foi a HP. E que, dentre os 10 candidatos ao Oscar de melhor filme, A Rede Social é a mais comentada, seguida pelo Discurso do Rei.. (fiquei com raivinha.. estou torcendo pro Cisne Negro).

E fiquei feliz em ver que o programa de TV mais comentado na atualidade é Glee, o programa mais incrível de todos.

Legais estes gráficos, não?! O que achei mais interessante é que eles demonstram muito bem os tipos de relatórios possíveis e o tipo de informação que está disponível nas redes sociais.

Para terminar quero deixar aqui um vídeo muito legal que vi da Gruda em Mim. A Gruda em Mim é uma agência especializada em gerar conteúdo para as redes sociais. Na minha opinião, para uma empresa se tornar relevante na internet, hoje em dia, ela deve focar em conteúdo. E como o vídeo da Radian 6 diz, isto não é algo que a empresa pode simplesmente comprar, como um espaço na televisão ou algo semelhante. Ela precisa atrair e manter a atenção do consumidor. E isto é um superdesafio para as empresas.. o vídeo abaixo mostra de uma maneira muito didática e até fofinha como isto é importante e relevante (este vídeo está em português..ufa!):


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