10 de janeiro de 2011

KLM cria ações simples e efetivas a partir do Twitter

A empresa aérea KLM criou no mês passado uma ação de Marketing muito interessante, chamada "KLM Surprise". Aproveitando o tempo livre entre o check in e o voo, onde os passageiros ficam simplesmente à espera, entediados, a empresa achou uma oportunidade para interagir no mundo real com seus "amigos" das redes sociais.

Imagem do site KLMSurprise


Uma equipe fica conectada ao Twitter rastreando os comentários postados pelos passageiros sobre a KLM. Eles esperam encontrar pessoas que estejam no aeroporto, aguardando o embarque para o voo. Após encontrarem a pessoa, esta equipe vasculha o perfil da pessoa e tenta descobrir o que ela vai fazer no local para onde está indo.

Estas informações são necessárias para que eles possam surpreender o passageiro com um presente que tenha a ver com o objetivo da viagem. A ideia, segundo a KLM, é soltar pequenos atos de bondade para fazer a felicidade se espalhar.

Um dos passageiros encontrados pela equipe da KLM


Após encontrar o perfil e definir o presente, cabe à equipe de comissários encontrar o passageiro no aeroporto e entregar o presente antes dele entrar no avião. Uma verdadeira correria.. o vídeo abaixo mostra toda a campanha..



O ponto mais importante desta campanha é que ela aposta em dois pontos que eu considero superimportantes para quem quer usar as mídias sociais nas campanhas de Marketing: (i) eles mostram ao consumidor que eles estão ouvindo o que está sendo falado sobre a empresa na internet e respondem a ele de forma personalizada e individual e (ii) o fato deles terem verificado os interesses da pessoa antes de comprar mostram que eles consideraram o consumidor como um indivíduo e não como um consumidor padrão e, ao comprar um presente que tenha significado com a viagem dele, mostra que eles tiveram uma atitude de "amigo" da pessoa e não de uma empresa impessoal.

Passageiro que ganhou um guia para a viagem para NY


Na página do vídeo pode-se perceber que os consumidores tiveram as mais diversas reações e, inclusive, algumas pessoas usaram o espaço para reclamar de outras coisas sobre a empresa e outros ainda se sentiram invadidos por ações deste tipo, o que é sempre esperado em campanhas que efetivamente usem as mídias sociais. Mas a repercussão da campanha pela internet mostra que o esforço é reconhecido positivamente pelas pessoas que tiveram contato com a campanha. No vídeo eles mencionam mais de um milhão de tweets sobre o assunto, um número superalto para uma campanha nova e relativamente pequena, o que só pode ser explicado pelo fato das pessoas que tomaram conhecimento da campanha terem espalhado a notícia rapidamente.

De qualquer forma é um exemplo muito interessante de ação nas mídias sociais e que afeta positivamente a imagem da marca para os demais consumidores. Pelo menos para mim mudou bastante. Eu sempre imaginei a KLM como uma daquelas companhias aéreas mais tradicionais, antigas. Fiquei surpreso com uma ação tão moderna, legal e bem realizada.

Um comentário:

  1. Menino,
    Fiquei horas navegando no seu blog - cada matéria bem legal - minha criatividade aflorou rsss

    ADOREI!!

    Bjs

    ResponderExcluir