20 de dezembro de 2010

Retornando.. A rede social

Depois de quase um mês de ausência, hoje voltei a postar no blog.. não por falta de assunto, mas por cansaço mesmo.. As últimas semanas foram uma loucura no trabalho e quando chegava em casa não queria nem ligar o computador... enfim, neste fim-de-semana assisti finalmente ao filme "A Rede Social" que conta a história do começo do Facebook.



O filme é muito bom e muito bem elaborado.. a história por si só é muito interessante.. afinal, é a história de uma empresa que nasceu do nada e de forma tão despretensiosa e que é hoje uma das maiores referências da internet mundo.. e que, além disto, contou com um investimento inicial de mil dólares e hoje, pouco mais de quatro anos depois,  tem um valor estimado em 25 bilhões de dólares.. a história por si só já é interessante.. mas o legal do filme é que toda a história é apresentada de uma maneira dinâmica, rápida.. não é daqueles filmes que mudam a sua vida mas é daqueles filmes que mostram que é possível alcançar resultados impressionantes simplesmente com uma boa ideia. O que é sempre animador...








Eu não costumo falar de filmes aqui mas como gostei muito do filme e tem super a ver com a temática do blog, resolvi falar sobre ele.. ainda mais que, quando pesquisava algo interessante para colocar aqui, encontrei o caso do David On Demand que eu não conhecia direito e que tem superaver com o assunto.

Neste ano, a agência Leo Burnett foi contratada para desenvolver uma ação no Festival de Cannes de propaganda com o tema The Here and Now (O Aqui e o Agora) cujo conceito principal era a força das mídias interativas. Com uma ideia supersimples e criativa, a agência optou por fazer um experimento na vida real: como seria a vida de uma pessoa controlada pelas pessoas na internet.





Assim nasceu o projeto "David On Demand" onde David Perez foi para Cannes para cumprir a ordem dos milhões de internautas conectados ao Twitter ou à sua página pessoal. No dia 20 de junho, então, ele passou a cumprir as ordens das pessoas que chegavam pela internet. Os pedidos iam desde coisas simples como andar de carro, fazer mímica com as mãos até coisas mais emocionantes como saltar de paraquedas, andar de helicóptero ou coisas mais embaraçosas como dancar Thriller, fazer o pole dancing (dança no poste) na rua. Duas pessoas muito fofas ainda mandaram ele tatuar uma baleia no braço e - acreditem - ele fez. E também fez um corte de cabelo de raio bem horrível, tadinho...





O projeto foi um supersucesso e roubou a atenção do evento. Simplesmente metade do tweets sobre o evento eram relacionado ao David. Isto representa mais de 3 milhões e meio de tweets na semana do evento.. Ele recebeu, no total, mais de 20 mil pedidos, de 132 países diferentes.

O vídeo abaixo mostra um resumo de todo o caso.. vale a pena assistir pois é um exemplo muito interessante..



Adorei a forma como ele termina o vídeo .. se apresentando para a mulher como sendo da internet e a cara dela não entendendo nada...

Tanto o caso como o filme a Rede Social mostram como ideais simples podem ter resultados impactantes na vida de hoje.. e como realmente o mundo está conectado e mudando as formas de relacionamento e comunicação entre as pessoas.. Eu lembro de quando a internet começou e todos falavam que seria algo muito rápido e revolucionário e que mudaria a vida de todos para sempre.. Demorou um pouco mais para  acontecer do que as pessoas imaginavam, mas agora sim todos podem ver como realmente o mundo está bem diferente e os relacionamentos e as formas de comunicação estão realmente muito distantes do que costumavam ser...

Nossa, o texto ficou um pouco longo... mas espero que não tenha ficado cansativo.. no fundo, acho que era saudade de escrever ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário