26 de dezembro de 2010

Millenials , 8095 , jovens ...

Estudar o comportamento dos consumidores jovens é algo fundamental para quem trabalha com moda.. bom, na verdade, é fundamental para quem trabalha com a maioria dos mercados, afinal, os jovens estão no topo da pirâmide do consumo.



O estudo do comportamento dos jovens é feito por gerações e a primeira geração de jovens analisadas foram os que nasceram após a II Guerra Mundial e ficou conhecida como Baby Boomers.

A geração de hoje é comumente chamada de Millenials (por serem jovens do novo milênio) ou de 8095ers (nascidos entre 1980 e 1995) e o que diferencia este grupo de jovens é justamente toda a interatividade e globalização que a internet proporciona.

O box1824 é uma empresa especializada em pesquisas sobre o comportamento de consumo e eles fizeram um vídeo muito instrutivo e superbem elaborado que explica bem estes grupos. Vale a pena assistir com atenção:

All work and all play (legendado) from Box1824 on Vimeo.


A Edelman e a Strategy One fizeram um estudo com jovens Millenials de 8 países (e incluiu o Brasil) para descobrir algumas informações gerais sobre estes consumidores. Dentre os principais pontos, pode-se destacar:



  • Os jovens usam as marcas como forma de identificação social, estando no mesmo patamar da religião e da etnia como identificador de personalidade
  • De uma maneira geral, são fiéis às marcas e aos produtos que consomem: 70% afirmam ter intenção de voltar a consumir um produto que gostaram
  • 58% estão dispostos a passar informações pessoais a marcas que conheçam e confiam
  • 20% já postaram vídeos de si mesmo na internet
  • 75% possuem contas em sites de relacionamento e 55% acessam estes sites todos os dias

  • 65% se desconectam da internet uma hora ou menos por dia
  • A maioria dos jovens ainda recorre à opinião de família e amigos para suas decisões. 
  • Em média, pesquisam informações de 7,4 produtos por mês na internet

  • 51% consultam 4 ou mais fontes antes de decidir uma compra de produto ou serviço
  • 82% dos jovens já entrou em alguma comunidade de marcas nas redes sociais sendo que 25% está em 7 ou mais comunidades de marca
  • 57% se voluntariam a testar produtos de marcas que confiam
  • 47% escrevem sobre experiências positivas e 39% sobre experiências negativas de consumo na internet
  • 62% acessam a internet remotamente quando estão fora de casa ou do escritório e 88% trocam mensagens de texto
Um grupo de 500 jovens Millenials norteamericanos lançou o site 8095live onde as empresas podem conduzir estudos e pesquisas sobre o comportamento destes jovens. No site eles têm até uma tabela com os tipos de pesquisa que podem realizar com preços pré-estipulados. 

A iniciativa é bem interessante mas acho que estes jovens devem acabar conseguindo algum tipo de aprendizado que tira a naturalidade das respostas, limitando a possibilidade de uso das respostas adquiridas.. 

De qualquer forma, é muito interessante ler sobre tudo isto e ver como é importante estudar os jovens e quanto trabalho ainda há para ser feito. Mas tudo bem, é um assunto muito gostoso de se pesquisar e que mostra sempre o que está acontecendo de novo.. E é exatamente como o vídeo da box1824 diz, o bônus de se estudar o jovem é que, "Entender a evolução do mundo é uma busca que pode nos manter jovens para sempre"... E quem não quer ter este espírito jovem? Eu, com certeza, quero.. e por muito tempo ainda..

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