27 de novembro de 2010

Você já foi a um museu na internet?

No mês passado, a Adobe lançou o seu museu de mídia digital na internet. O projeto é bem interessante e diferente pois tem o intuito de funcionar mesmo como um museu de arte, com exibições de artistas de tempos em tempos.



Mesmo sendo totalmente digital, o projeto do Museu foi idealizado para ser completo, ou seja, ele foi projetado como se fosse realizado fisicamente. Logicamente, as dimensões projetadas são imensas, afinal, não houve restrições físicas no planejamento Se fosse colocado no mundo real, o museu teria mais de 57 mil metros quadrados espalhados em 50 andares. As torres foram projetadas e o site do museu simula como ele ficaria em alguns lugares no mundo:



O projeto é bem rico em detalhes mas o legal mesmo é entrar no site com calma (a mesma calma que devemos ter ao visitar um museu de verdade) e passear pelo site, visitando as obras. O vídeo abaixo explica rapidamente o funcionamento do museu: .




O primeiro artista a colocar sua obra em exposição é o artista Tony Oursler, com uma instalação chamada Valley. A figura abaixo mostra a tela inicial da sua exposição. os ícones direcionam para partes diferentes da exposição:


Vendo a instalação Valley percebemos sim que se trata de um museu de verdade que, embora não seja físico e que não tenhamos que nos deslocar de casa, é uma forma de expressão artística e tão real e palpável como as demais. Mas para apreciar é preciso observar a obra com atenção e curiosidade. Como em um museu tradicional.

Acesse o museu e descubra!

http://www.adobemuseum.com/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário