26 de outubro de 2010

Demo Slam - Google investe na web 2.0

Hoje descobri o Demo Slam, uma iniciativa do Google totalmente voltada para a web 2.0.. Com uma ideia bem simples e criativa, o Google lançou um site onde publicará os melhores trabalhos que receber dos internautas.. o tema? instruções de uso para as ferramentas gratuitas do Google.. brilhante, não?!

As pessoas montam vídeos sobre qualquer uma das ferramentas disponibilizadas pelo Google.. o intuito é mostrar como usar as ferramentas.. até o vídeo explicativo do projeto é super bem feitinho e com cara de feito em casa...



Toda semana o Google elege os dois melhores vídeos e faz uma espécie de batalha, colocando em votação os dois vídeos... para ver os candidatos, basta acessar o site .. Lá, todos podem enviar os vídeos..

Vi alguns dos vídeos e tem uns bem interessantes mesmo.. por exemplo, tem uma ferramenta para celular onde o usuário pode escanear uma imagem e o Google automaticamente reconhece a figura e busca a informação sobre a imagem.. assim, ao escanear a capa de um livro, por exemplo, o Google reconhece o título do livro e traz informações sobre ele na sua famosa página de pesquisa.. esta ferramenta se chama Google Goggles.. (óculos do google).. o legal foi descobrir esta ferramenta com o vídeo abaixo:



Eles decidiram recriar o monte Rushmore para ver se o Google Goggles reconheceria a imagem e buscaria no celular.. o melhor é ver a alegria deles quando dá certo.. rsrs...

Já tem vários vídeos disponíveis.. uns bem legais, outros bem tosquinhos.. típico da web 2.0.. afinal, tem gente que realmente se dedica a criar algo relevante.. outros só querem aparecer.. tem de tudo.. o que achei mais criativo e fofinho foi o vídeo abaixo.. só não entendi direito qual a ferramenta que eles quiseram testar.. será que é o fato de colocar qualquer imagem como background da página do Google?



Achei que ficou bem fofo.. e foi bem original..

O legal desta iniciativa do Google é que é uma ideia bem simples que exigiu muito pouco recurso e que já incentivou milhares de pessoas a participarem do projeto.. nas minhas pesquisas para o mestrado descobri que um dos motivos mais relevantes para uma pessoa ingressar em um boca a boca na internet é uma espécie de recompensa social por sugerir algo aos demais internautas.. acho que o espírito é este mesmo e, por isto, tantas pessoas se dedicam tanto a se candidatar para entrar na galeria do Google..

Um comentário: