24 de agosto de 2010

Campanhas em mídias sociais

É muito comum ouvirmos falar em como as mídias sociais podem ajudar na divulgação de um produto, uma marca ou um evento.. mas sempre fica mais fácil visualizar isto quando temos exemplos que ilustram isto..

Buscando um exemplo, achei um case bem interessante..



O sabonete de corpo para homens chamado "Old Spice" fez uma campanha em três grandes redes sociais nos EUA: You Tube, Twitter e Reddit.. a campanha surgiu de uma ideia bem simples : abordar com humor o produto em um vídeo dirigido às mulheres onde um ator gostosão diz para elas: "o seu marido é igual a mim? Não. Mas ele pode cheirar como eu cheiro..":



A escolha da campanha foi brincar com o estereótipo do homem perfeito para as mulheres, como pode ser visto aqui..



Não é das ideias mais criativas, é verdade ... mas o que fez a diferença nesta campanha é que ela apostou totalmente na repercussão nas mídias sociais, incentivando os consumidores a escreverem para a empresa. Cada resposta ou tweet era rapidamente respondido por vídeos produzidos com o mesmo ator ..

Veja aqui como as respostas eram superpersonalizadas...



Ao perceberem que a empresa estava respondendo aos seus posts, os consumidores rapidamente espalhavam isto pela internet, o que fez com que a campanha fosse um grande sucesso.. diversos vídeos da campanha passam do 1 milhão de visualizações no you tube, o que é realmente um número incrível..

E como uma boa campanha de marketing, em julho deste ano, um vídeo de adeus foi colocado no ar, agradecendo a atenção do público e mantendo a linguagem do trabalho. O Vídeo já foi visto mais de 4 milhões de vezes..



O resultado para a empresa? Simplesmente o dobro de vendas.. um aumento de 107% de vendas do produto, segundo informações publicadas no site Mashable

Este exemplo ilustra bem como é possível conseguir bons resultados de mídia usando as mídias sociais.. mas para isto, é fundamental que as empresas invistam (tanto dinheiro como tempo, mas principalmente tempo) para responder aos consumidores em uma relação de um para um e não adotar respostas padrão.. o que fez a diferença neste caso foi realmente o fato dos consumidores se sentirem parte da campanha..Outro ponto a destacar é a coerência da mensagem onde a personagem criada manteve a mesma atitude e linguagem do começo ao fim da campanha.

Acho que agora fica um pouco mais fácil visualizar como podemos usar a mídia social para divulgarmos nossos produtos e marcas, não?

2 comentários:

  1. Nossa, vou levar esse case para o Dix!
    rsrsrsrrsrsr
    É muito divertido ver como quando a marca dá atenção para seus consumidores por meio de ferramentas tão simples como as mídias sociais a resposta pode ser supreendente.
    É como se a marca conquistasse seus consumidores suprindo uma necessidade de atenção que eles possuem...carência de marca.
    rsrsrsrs

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  2. Oi Fábio, sou jornalista, nos conhecemos em BH numa palestra da...vicunha? Então, recebi seu e-mail e entrei no blog...adorei e vou ficar linkada nele! abr.

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